Conselho de Direitos dos Refugiados elege novos representantes; Mandato participa de conferência

O mandato do deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) esteve presente na Conferência do Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná (CERMA), nesta segunda-feira (7). O encontro foi realizado no Auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania, pela Superintendência Geral de Governança Migratória e pelo próprio conselho, o evento teve como tema central a “Migração e Refúgio – Consolidando redes e compartilhando boas práticas”.

O assessor parlamentar Vladimir Albino Té, também presidente da ONG José, organização que atua diretamente no suporte a migrantes de diversas origens que vivem no Paraná, destaca que o evento marcou um rumo importante para construção de políticas públicas mais representativas e democráticas.

“A conferência reuniu mais de 15 entidades da sociedade civil e marcou a eleição dos novos conselheiros estaduais com mandato até 2028. Cada entidade poderá contribuir de uma forma diferente, podendo atender às diferentes demandas de migrantes”, afirma Vladimir.

Segundo Vladimir, o ponto-chave da conferência foi a presença de imigrantes constituindo o conselho. “Se o Conselho é, de fato, de Migrantes, Refugiados e Apátridas, esse público precisa fazer parte desse conselho e ter poder de decisão sobre as políticas públicas e os recursos públicos que acompanham essas políticas”, completa.

A participação do mandato reforça o compromisso com a pauta migratória e com a luta por representação ativa daqueles que historicamente têm seus direitos invisibilizados no debate público.

ONG José
A ONG José é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como missão a prestação de assistência aos imigrantes, refugiados e brasileiros que pretendem emigrar. Fundada em 2023, a ONG contou com o apoio do Núcleo Periférico para ter uma sede física para o atendimento dessa população.

Facebook
Email
WhatsApp

autor

Narley Resende