Deputado Renato Freitas é palestrante principal na 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial em Tocantins

A palestra magna aconteceu no dia 22 de agosto durante a cerimônia de abertura oficial, no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) palestrou à convite da Secretaria de Estado da Igualdade Racial do Tocantins (SEIR/TO) na 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O evento aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto de 2025, em Palmas, e teve como tema central “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.

A conferência reuniu representantes do poder público e da sociedade civil, com o objetivo de discutir estratégias para o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais e a formulação de políticas públicas reparatórias, inclusivas e democráticas.

Entre os eixos principais do encontro estão democracia, justiça racial e reparação, articulados com o contexto histórico do racismo no Brasil, os desafios da juventude negra e a urgência de políticas públicas de inclusão.

Para Renato Freitas, o convite representa mais uma oportunidade de reafirmar a luta por justiça social e igualdade racial em todo o país.

“Nós carregamos a revolta como marca ancestral na nossa luta por memória, verdade e justiça. Nós combatemos os traficantes de documentos da Companhia das Índias Ocidentais, os “Rui Barbosa” que desfilam em tribunais até hoje, que queimam documentos para nos apagar da história. O nosso testemunho é a prova do crime do Estado brasileiro que os nossos filhos vão ouvir, ler, se inspirar e continuar a luta”, disse o deputado na palestra magna.

Evento

A 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial também debateu a importância de políticas de ação afirmativa, preservação da memória negra, valorização da diversidade e combate às desigualdades estruturais que afetam a população negra no Brasil.

Um dos pontos altos da conferência foi o lançamento do edital de Fomento à Capoeira e a assinatura do Termo de Adesão do Tocantins ao Plano Juventude Negra Viva (PJNV), iniciativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR) voltada à redução das vulnerabilidades que afetam a juventude negra brasileira e ao enfrentamento da violência letal baseada no racismo estrutural. 

Facebook
Email
WhatsApp