O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) cumpre agenda em Pato Branco nesta sexta-feira (3) e sábado (4). Entre os compromissos, estão uma audiência popular pelo direito à moradia, terra e território, além de uma roda de conversa com professores e estudantes universitários.
Na região sul do município, cerca de 400 famílias vivem em situação de insegurança habitacional, e aproximadamente 40 correm risco iminente de despejo. O território, ocupado pelas famílias há 60 anos, tem sido reivindicado judicialmente por herdeiros do ex-deputado federal Edi Siliprandi que tem planos de vender os lotes.
Diante desse cenário, a Associação de Famílias por Moradia de Pato Branco convocou uma Audiência Popular, organizada pela própria comunidade em parceria com movimentos sociais. A principal reivindicação é que a prefeitura realize a desapropriação, garantindo que as famílias permaneçam no local e evitando despejos.
A escolha de outubro para a audiência remete à memória da “Revolta dos Posseiros”, de 1957, quando mais de seis mil camponeses se levantaram contra latifundiários e companhias de colonização, conquistando uma vitória histórica na região.
O encontro ainda contará com a presença de João Longhi, do Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas (Nufurb), além de representantes dos povos tradicionais, entre eles Guarani, Caingangues e comunidades quilombolas de Palmas.
Marcelly Leder, advogada popular da instituição, comemorou a presença de autoridades na audiência “A vinda do deputado Renato Freitas, do coordenador do NUFURB e de outras autoridades é importante para que possamos somar na luta e construir uma ampla aliança popular em defesa da terra e da moradia”, disse.
Durante a visita, Renato deve passar pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para debater sobre políticas de ações afirmativas para a população negra paranaense.
Serviço:
Sexta-feira, 3 de outubro
19h | Conversa com estudantes, professores(as), filiados e lideranças da região
Tema: A importância das políticas de ações afirmativas: trajetória acadêmica e atuação enquanto parlamentar negro
Local: UTFPR/PB – Via do Conhecimento, s/n – KM 01 – Fraron, Pato Branco
Sábado, 4 de outubro
16h | Roda de conversa com grupos culturais e apresentações artísticas
Inclui a Batalha do Conhecimento, com declamação de poesia
Participação: IOGUE, VIOFLA, MAMATS e MARESIA
Local: Rua das Bandeiras, 140 – São Cristóvão, Pato Branco
19h | Audiência Popular – Direito à Moradia, Terra e Território no Sudoeste do Paraná
Local: Rua das Bandeiras, 140 – São Cristóvão, Pato Branco